Nesta semana estaremos tratando a respeito da Sexualidade Humana á luz da Bíblia. Para esse fim, estaremos desenvolvendo os estudos através de um artigo escrito pelo Rev. Valdeci da Silva Santos a respeito da santidade do sexo.
Vivemos em um contexto de intensa confusão sexual, onde a postura bíblica é constantemente rejeitada em vários segmentos da sociedade contemporânea, a qual favorece o relativismo nas questões morais. Essa rejeição parece ser uma das características mais evidentes do pós-cristianismo vigente na cultura ocidental, porque a moralidade pós-cristã encontra-se profundamente enraizada em noções naturalistas e ateístas vigentes no pós-modernismo. Uma vez que a sociedade ocidental orienta sua agenda como se Deus não existisse, a ética moral torna-se apenas um produto da construção social, ou seja, uma moralidade que pode ser fabricada e negociada a contento do cliente. Em meio a presente confusão moral da sociedade parte da tarefa da igreja cristã, como sal e luz da terra, é reafirmar os princípios bíblicos sobre moralidade e santidade.
Embora a Bíblia não seja um manual sobre sexo ela tem muito a orientar sobre esta área da vida humana. Pois a tarefa cristã no contexto social contemporâneo pode ser resumida em três etapas: Resgatar as diretrizes bíblicas para uma moralidade sadia; Vivenciar essas diretrizes diante do mundo pagão com alegria e entusiasmo; Auxiliar alguns membros dessa sociedade confusa e fragmentada a encontrar a verdadeira solução para os seus dilemas morais.
Sexo é um assunto delicado para ser tratado, assim, esse assunto deve ser tratada através de uma abordagem cristã a luz das Escrituras Sagradas. A primeira dificuldade diz respeito à escolha do método a ser utilizado. Neste sentido, parece haver duas alternativas básicas a serem utilizadas: Considerar as opiniões e experiências de pessoas sobre este assunto, extraindo assim, algumas lições comuns à maioria; Voltar-se para o ensino das Escrituras sobre o assunto e a partir do mesmo, extrair algumas normas a serem aplicadas ao procedimento pessoal. O problema com o primeiro é que ele pode conduzir ao relativismo moral, bem como a absolutização da experiência humana. Com respeito ao segundo método, os problemas podem advir de um estudo superficial e tendencioso das Escrituras, bem como a um estabelecimento de regras legalistas sem a devida perspectiva pastoral. Portanto é necessário buscar acessar, tão cuidadosa e honestamente possível, aquilo que a Bíblia diz sobre os problemas que surgem de nossa sexualidade humana.
Neste sentido, as Escrituras Sagradas estabelecem o padrão, pois todas as vezes que os escritores bíblicos discorrem sobre o assunto eles são diretos, e até explícitos, mas nunca vulgarizam ou banalizam o assunto, pois a sexualidade nas Escrituras é sempre abordada através de uma linguagem que é bonita e ao mesmo tempo disciplinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário