sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Imortalidade da Alma.


O que você pensa? O homem é ou não é imortal?
Algumas pensam:
a) Uns entendem que a imortalidade é a ressurreição.
b) Outros entendem que só os que estão em Cristo são imortais.
c) E outros que entendem que todas as pessoas são imortais, mas que esta não é a imortalidade na qual a Bíblia está interessada.
O termo imortalidade, nem sempre é usado no mesmo sentido. O que este termo mostra é que quando o corpo é dissolvido, a alma não compartilha da sua dissolução, mas retém sua identidade como ser individual. Esta idéia da imortalidade da alma está em harmonia perfeita com o que a Bíblia ensina sobre o homem.
Mas você deve estar pensando: As pessoas são ao não são imortais?
De certa forma, somente Deus é imortal. Deus é o único que possui imortalidade em si (1Tm 6.11-17). A imortalidade significa ausência da morte. Sendo assim, somente Deus é imortal, no sentido de ser Ele o Senhor e fonte da origem da vida. Em sentido derivado, os crentes se tornam imortais em Cristo. Ou seja, como resultado da expiação de Cristo, a morte eterna já não existe para os crentes em Cristo (2Tm 1.8-12). Pois o crente em Cristo recebe a benção da imortalidade aqui e agora com Cristo (Jo 14.19). Porém essa benção não se encontra completa, no sentido de que os seus corpos só passaram por esta benção na segunda e ultima vinda de Cristo.
Portanto a imortalidade significa salvação imperecível para a alma e para o corpo, pertencentes aos novos céus e terra. Mas, a pergunta ainda fica: O homem é imortal? Podemos dizer que sim, mas só no sentido em que sua existência nunca terminará; mas na Bíblia somente são chamados imortais os que têm vida eterna em Jesus Cristo, e são destinados para glorificá-lo para sempre de corpo e alma. Assim, a imortalidade ensinada pelos filósofos, aplica-se em geral aos homens, mas a imortalidade ensinada pela Bíblia aplica-se em um sentido somente a Deus; e em outro sentido somente aos que estão em Cristo. Como também, a imortalidade do pensamento pagão, aplica-se somente à alma. Já a imortalidade segundo a Bíblia aplica-se à alma e ao corpo dos crentes em Cristo, ou seja, aplica-se ao individuo completo.
Portanto, a imortalidade da qual Deus fala em sua Palavra é um conceito de redenção em Cristo. Pois de acordo com a Bíblia, ao homem está destinado a morrer somente uma vez. Assim, a morte do crente em Cristo tem que ser vista não como sinal de tristeza, mas de alegria, no sentido de que estará no gozo eterno com o Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário