domingo, 13 de novembro de 2011

CUIDADOS COM A VIDA COM DEUS


Ouvi na minha formatura do Seminário uma palavra do Rev. Augustus Nicodemus, sobre os 03 perigos que correm o servo do Senhor e na ocasião os pastores, que são as três barras: Barra do ouro; barra da saia e conhaque São João da Barra. No texto de 1Reis 11.1-13, há uma história de um grande homem de Deus, o mais sábio que já houve na história, o Grande Rei Salomão. História essa que teve um início um tanto conturbado, que foi concertada pelo Senhor, onde um maravilhoso presente de Deus fez toda diferença vida deste rei, que foi a sabedoria (1ª Reis 3). Este presente tirou certamente Salomão da mesmice dos reinados posteriores. Tudo caminhava bem, rico, poder, respeito e admiração de todos, requisitos fundamentais para um bom reinado. Porém, deixou de vigiar, um mal não só do presente século, mas que permeou toda a vida da Igreja de Cristo desde a sua constituição. O deixar de vigiar, levou Salomão a cometer os seguintes erros:
I - Casar-se com mulheres que o Senhor nunca autorizou. O Senhor nunca quis a união de seu povo por meio de casamento com outros povos, que não fosse povo do Senhor.
II – Praticar a poligamia, ou seja, casar-se com mais de uma mulher, e neste caso ele se casou com 700 mulheres. O Senhor disse: “Por isso, o homem se unirá a sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Gn. 2:21.
III – Ter concumbinas – ou seja, amantes, e não era uma, e sim 300 mulheres. Além de 699 erros oficiais, tinha outros 300 informais. Existem tipos de comportamentos que normalmente se esperam de incrédulos e não de servos do Senhor. Acredito que nem o mais canalha dos incrédulos do mundo teria ou teve a capacidade de cometer erros como o Grande Rei Salomão.
IV – Aceitar a Idolatria das Mulheres – Interessante isso na vida daquele que ouviu falar dos sofrimentos dos idólatras do passado, como tratava o Senhor sobre esse assunto, na maioria das vezes com a morte, como no caso de Acã, no período de peregrinação do deserto, e Salomão tenha aceitado essa condição dentro do seu lar.
V – Se dobrar diante dos ídolos. De todos os pecados cometidos, certamente esse foi o pior, o que causou mais tristeza ao Coração de Deus. Essa atitude trás a idéia de rejeição, de troca, de insatisfação.
Tudo isso teve conseqüências na vida do rei Salomão. Deus permitiu que seus inimigos se tornassem fortes; falou que seu reino seria divido, demonstração clara da insatisfação de Deus com Salomão.
Quais as lições que podemos tirar:
A – Mais importante do que começar uma vida com Deus, é terminá-la. Não é só as fotos do batismo, da profissão de fé, mas, o término de uma história onde as palavras do apóstolo Paulo são introduzidas na conclusão do livro da nossa vida escrito pelo próprio Deus “combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”.
B – Devemos ter uma vida devocional diária, para que os muros da nossa alma esteja sempre fortalecidos para os dias maus. Ou seja, devemos estar sempre vigilantes, com a fé fortalecida, por meio de uma vida de leitura e meditação na Palavra de Deus e de oração.
Que o Senhor nos ajude a cuidarmos da nossa vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário