terça-feira, 24 de novembro de 2009

Seja Perseverante nos Propósitos de Deus

Digamos que você quer comprar um carro. Sua estratégia é fazer uma economia rigorosa até conseguir comprá-lo. Durante alguns meses consegue ser fiel a esse propósito, mas um dia acaba interrompendo a economia, vai até ao banco e retira todo o dinheiro da poupança para gastar com outras coisas. Quem impediu a realização do sonho, você ou o banco? Sem dúvida neste caso você concordaria que a culpa foi sua. Mas será que o banco não poderia ter pelo menos tentado convencê-lo a desistir de zerar a poupança?
Eu poderia afirmar que você “se entregou” à irresponsabilidade de desistir do propósito de comprar o carro. Ou você não concorda com essa afirmação? Alguns diriam que a culpa é do banco, já que ele tem “poder” sobre as contas. Consegue perceber as semelhanças na nossa vida com Deus?
Paulo adverte a igreja de Éfeso sobre o cuidado que deveriam ter para não se desviarem da “Luz”. Ele explica que não devemos ser como aquele que vive na “vaidade de seu próprio pensamento”. O apóstolo ressalta que esse tipo de pessoa é aquela que tem o entendimento obscurecido “e separado da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração” (Ef 4.18).
Sair do propósito de Deus é ter a visão corrompida, é seguir em um caminho totalmente oposto. “Esse, porém, não é o caminho que Cristo ensinou a vocês” (Ef 4.20). Será que você é essa pessoa, o que aprendeu com Cristo sobre a humildade de estar no centro da vontade do Senhor Deus? Ou é aquele vaidoso de pensamento, cheio de si mesmo, que muda o rumo de sua vida sem mais nem menos?
Minha preocupação de hoje é alertá-lo a não se entregar aos maus caminhos se desviando do propósito de Deus. Assim como aquele sonho do carro estaria ao seu alcance se permanecesse fiel, saiba que em Jesus Cristo a vida com Deus é garantida. Seguramente o mundo oferece inúmeros prazeres, mas nenhum pode satisfazer o íntimo desejo de sua alma. Portanto, fique firme no propósito de andar com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário