O que nos impede de ver Cristo? Podemos responder esse questionamento observando alguns fatores no texto contido no Evangelho de João 20.1-29. O primeiro fator que nos impede de reconhecermos a Cristo é a nossa falta de Conhecimento Bíblico a respeito de Cristo (V.9). A frase “é preciso ver para crer”, é uma frase que não expressa uma verdade bíblica. Digo isso, porque a Bíblia mostra que o “crer” vem antes do “ver”. Porque a “fé” de convicção ocorre sem “ver” (Hb 11.1). Vir à igreja ou ser batizado, não significa que a pessoa “crê” de forma convicta. Foi isso, que ocorreu com os discípulos de Jesus. Pedro “viu”, porém não “creu”, e isso ocorreu, porque ele não tinha entendido o que as Escrituras falavam de Cristo. João o discípulo amado “viu” e “creu”, porém o crer de João não tinha convicção. É o mesmo de você crer nesse momento, que a Bíblia é a Palavra de Deus, porém nesse mesmo momento você faz o contrário que ela pede. A base da crença de João, não era naquilo que a Escritura falava a respeito da ressurreição de Cristo, pelo contrário, ele apenas creu que o corpo de Cristo tinha desaparecido. Isso fica claro, nos versículo 10 e 19, que mostra ele e Pedro voltando para casa da mesma maneira que estavam antes. O fato é que eles não creram na ressurreição de Cristo, porque ainda não tinham entendido as Escrituras. Não entenderam que Cristo tinha ressuscitado. Para que se cumprisse o que diz as Escrituras (Sl 16.8-11; Lc 24.25-27, 44-47). Erramos em conhecer quem Cristo é, quando deixamos de ler constantemente as Escrituras (Jo 5.39).
O segundo fator que nos impedi de reconhecermos a Cristo é o nosso Desespero Diante das Dificuldades (V.15). O desespero diante das dificuldades, nos impede de reconhecermos a Cristo como Senhor sobre todas as coisas. Isso ocorre, porque ficamos chorando e reclamando daquilo que perdemos ou não alcançamos, ao invés de buscarmos a Cristo. O “choro” nos impede de vermos a esperança, foi assim com Maria Madalena (v. 11,13 e 15). Por não ter entendido o que as Escrituras falavam, ela não tinha mais esperança, ela agiu igual os discípulos no caminho de Emáus, não conseguiam ver a Cristo em meio a sua dor (v.13 e 14 e Lc 24.15-16). Mas Jesus abre os nossos olhos, e transforma nossa tristeza em alegria (Jo 16.20). Isso ocorre quando de maneira especial e íntima Ele nos chama pelo nosso nome (v.16; Jo 10.3-4). E através da sua Palavra Ele nos fortalece (Lc 24.25-27 e 31-32).
O segundo fator que nos impedi de reconhecermos a Cristo é o Medo do que as Pessoas vão Pensar de Nós (V.19). O desespero nos leva a acreditar que os “homens”, são maiores do que Cristo Ressuscitado (v.18 e 19). Veja a influência dos homens na vida dos discípulos: Tinham medo de confessar sua fé em Cristo, e serem expulsos da sinagoga (Jo 12.42); Amavam mais aos homens do que a Deus (Jo 12.43); Temiam mais aos homens do que a Deus (Jo 16.32 e 20.10). Cristo quebrou esse medo dos discípulos, quebrando não as portas onde os discípulos estavam, mas quebrando a dureza do coração deles, aplicando a Palavra de Deus em seus corações (Ez 11.19-20).
A conclusão que temos para o nosso viver, é que devemos crer na Palavra de Deus sem ver, pois a fé que resulta do ouvir a Palavra de Deus é excelente (Jo 20.29-31; Rm 10.17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário